Estrutura Curricular
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS COMUNS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Teoria da História
Ementa: Os sentidos da História. Abordagens das variadas concepções teóricas da história e
da historiografia sobre história cultural e história social. História e historiografia da cultura.
Relações entre história, tempo e sociedades. Narrativas e a construção da verdade em
história. Os paradigmas na história na modernidade e na pós-modernidade. Crises
epistemológicas e a emergências de novos referenciais para o pensamento historiográfico
contemporâneo.
Metodologia da Pesquisa em História
Ementa: Métodos de pesquisa em história; o uso de diferentes métodos e técnicas de
pesquisa e sua aproximação com os temas centrais da área de concentração em História,
Cultura e Sociedade. Discutir métodos e técnicas de pesquisa na perspectiva de historiadores
sociais, historiadores culturais e historiadores pós-modernos; identificar e comentar os
temas e fontes mais comuns em cada um dos três campos historiográficos; realizar
exercícios e oficinas com fontes escritas (processos criminais, jornais, revistas, fontes oficiais,
etc.), orais (entrevistas semi-estruturadas e história de vida) e iconográficas (fotografias e
monumentos).
DISCIPLINAS OPTATIVAS POR LINHAS DE PESQUISA:
Linha I: História, cultura e cidade
1. História Social e Cultural
Ementa: História social e cultural; a constituição da história social e da história cultural, seus
pressupostos teórico-metodológicos e a sua recepção no Brasil. História e antropologia:
diálogos. Metodologia de pesquisa em história social e cultural. Interdisciplinaridade. Brasil –
história social e cultural e antropologia.
2. Tópico Especial em Cultura e Cidade
Ementa: História cultural da cidade; cultura e política na cidade. A historiografia brasileira e
os estudos da cidade; mudanças urbanas e novas sensibilidades; estudo da cidade em
diferentes perspectivas teórico-metodológicas, especialmente da história cultural. Fontes
para o estudo da cidade: literatura, poesia, iconografia, imprensa, crônicas.
3. Tópico Especial em Cidade e Modernidade
Ementa: História, cidade e modernidade; a cidade moderna em diferentes aspectos: o
advento de equipamentos modernos, as mudanças de hábitos e costumes, as reformas
urbanas e as segregações dos espaços; cidade e imaginário; a cidade moderna como objeto
da história, séculos XIX e XX; os urbanistas e os saberes sobre o urbano; as reformas urbanas
no discurso higienista; a cidade sob a ótica das “maquinarias do conforto”; visões do urbano
na literatura, crônica e cinema.
4. Tópico Especial em Cidade e Cultura Visual
Ementa: História, cidade e imagens; imagens das transformações urbanas; registros visuais
do cotidiano urbano: lazer, trabalho, habitação, religiosidade, etc; imagem e marketing
político da cidade; memória visual da cidade.
5. Tópico Especial – A cidade na historiografia brasileira
Ementa: História e historiografia da cidade; estudos da cidade na historiografia brasileira;
diferentes leituras da cidade: cidade do progresso, cidade do capital, cidade disciplinar,
cidade do espetáculo.
6. Tópico Especial em Cotidiano e lazer na Cidade
Ementa: Cidade, lazer e cotidiano; a cidade e seus personagens: homens e mulheres na
cidade; trabalho e ócio na cidade; habitação popular na cidade; festas e diversões populares
na cidade; bares e prostíbulos na cidade; o cotidiano nos arraiais, vilas e cidades nos séculos
XVI-XIX; diversões públicas na cidade.
7. Tópico Especial em Cidades no Nordeste do Brasil
Ementa: História e cidades no Nordeste do Brasil; urbanização e segregação social e espacial
nas capitais nordestinas; habitação e moradia nas cidades nordestinas; as cidades
nordestinas e o advento de equipamentos modernos: luz elétrica, sistema de abastecimento
de água, telégrafo, telefone, bondes, trens; transformações modernizantes e a mudança de
sensibilidades em cidades nordestinas.
8. Tópico Especial em Cultura, Poder e Identidades
Publicada em Boletim de Serviço Eletrônico em 02/07/2021
Ementa: A relação entre poder e práticas culturais. A construção das identidades a partir dos
movimentos (contra)culturais. A produção historiográfica acerca da memória política e a
elaboração de identidades nacionais. Os romancistas e os enredos identitários sobre o
campo e a cidade. As festas populares e a identidade local. Hibridização cultural.
Linha II
1. Tópicos Especiais em Cultura Popular: Práticas e Representações
Ementa: Culturas. Antinomias culturais (o popular e o erudito); circularidades culturais;
representações, apropriações e recepções culturais; tradição local e sociedade-mundo;
manifestações artístico-populares; literatura de cordel: limites e possibilidades.
2. Tópico Especial em Gênero, Etnia e Identidades na Pós-Modernidade
Ementa: Teorias de gênero. Gênero, sexualidade e poder. As identidades e alteridades na
pós-modernidade. O corpo e a nova educação do olhar, do sentir, do dizer e do fazer.
Masculinidades e feminilidades na pós-modernidade. A questão das identidades culturais. O
uso dos prazeres. A pós-modernidade e a emergência de novos territórios culturais. As
tramas da cultura e os processos de subjetividades na pós-modernidade. Cartografias de
consumo.
3. Tópico Especial em Cultura Política e Memória.
Ementa: Culturas políticas, da memória e dos saberes. Poder e construção de subjetividades
e identidades. O cotidiano enquanto recriação permanente do imaginário, da vida e das
identidades sociais. Subjetividades hierarquizadas. Práticas sócio-culturais no campo da
estética e da cultura imagética e midiática. Práticas políticas: os sujeitos e a sociedade.
Cultura política e memória.
4. Tópico Especial em História e Poder: cultura, linguagens e práticas
Ementa: Os jogos da política e a apreensão das múltiplas formas que revelam o exercício do
poder na História. Relação entre poder e produção do conhecimento histórico. Poder,
produção de saberes e práticas discursivas. A produção historiográfica e o exercício do
poder. As práticas e políticas culturais na contemporaneidade. A linguagem e a transmissão
de poderes. A linguagem e a elaboração de identidades.
5. Tópico especial em Cultura e Natureza: perspectivas e caminhos da historiografia
Ementa: Estudo da historiografia que tematiza as relações entre história e natureza, meio
ambiente e cultura, memória e paisagem; a história ambiental e sua história; antecedentes
europeus; atualidades norte-americanas; a polêmica natureza x cultura; história e biologia; o
imperialismo ecológico; uma história do clima; uma história do pensamento ambientalista;
das relações entre paisagem e memória; uma história das epidemias e dos microorganismos;
uma história dos solos; história das matas; história dos rios; história das secas. O
ambientalismo e as identidades regionais na pós-modernidade.
6. Tópico Especial em Medicalização Social, Identidades e Controle do
Corpo
Ementa: A ciência médica no Brasil, a emergência de novos paradigmas do saber médico e a
instauração de uma cultura do corpo higienizado. A sanitarização da sociedade e a
Publicada em Boletim de Serviço Eletrônico em 02/07/2021
implantação de centros de correção. O normal e o patológico no discurso médico.
Medicalização e controle social. As relações entre o saber médico e a produção da
anormalidade. O saber médico e a instauração da diferença.
Linha III
1. Tópicos Especiais em História Cultural das Práticas Educativas
Ementa: História cultural dos espaços educativos. Cultura escolar e escolarização. Formação,
práticas e discursos profissionais. História das instituições de pesquisa, organizações
voluntárias e filantrópicas, associações profissionais e sociedades científicas; carreiras e
profissões.
2. Tópicos Especiais em Metodologia da Escrita:
Ementa: Preparação técnica e metodológica para pesquisa; preparação subjetiva para a arte
de criar. O exercício da escrita: estética, narrativa e composição. A escrita acadêmica:
pesquisa e elaboração.
3. Tópico Especial: História do Livro e da Leitura
Ementa: História e Historiografia da Leitura: possibilidades e limites. Práticas sociais de
leitura. Circulação do livro. Diferentes tipologias de livro. Leituras e seus suportes: a indústria
dos impressos. As práticas cotidianas de ler e os diferentes modos de apropriação da leitura.
Leituras e Instituições: Bibliotecas, Escolas e Livrarias. Leituras Literárias. Leituras de
Civilidades: manuais escolares e leituras de formação. Sujeitos.
4. Tópico especial em História da Saúde e da Doença
Ementa: A ciência médica no Brasil, a emergência de novos paradigmas do saber médico e a
instauração de uma cultura do corpo higienizado. A sanitarização da sociedade e a
implantação de centros de correção. O normal e o patológico no discurso médico.
Medicalização e controle social. As relações entre o saber médico e a produção da
anormalidade. O saber médico e a instauração da diferença.
5. Tópico Especial em Pesquisa História:
Ementa: Livre
6. Tópico Especial em Práticas Educativas nos Arquivos
Ementa: Estudo sobre a construção do conhecimento histórico com ênfase na sua interface
com as práticas educativas nos arquivos. Tipologias de arquivos. A relação do pesquisador
com o arquivo e com as fontes.
Redes Sociais