Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

Traduções

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Spanish
Página inicial > Conheça o PPGH
Início do conteúdo da página
Conheça o PPGH

Sobre o Programa

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 21h35 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 14h30

O Mestrado Acadêmico do PPGH da UFCG é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que têm como características fundamentais ser de natureza acadêmica e de pesquisa e, mesmo quando está voltado para setores profissionais, tem objetivo essencialmente científico. O mestrado busca oferecer formação e qualificação de professores e pesquisadores na área de História, para atender as demandas formativas do ensino básico e superior, e as necessidades do desenvolvimento de pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores, bem como o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional, regional e local no magistério, em museus e instituições públicas.

Objetivos

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História tem como finalidade principal, a formação de excelência de recursos humanos, pesquisadores e a produção de conhecimentos científicos para o aprimoramento e avanço da pesquisa historica, predominantemente para a formação de professores em nível de ensino médio, fundamental e superior. O PPGH está organizado em três linhas de pesquisa: 1– História, Cultura e Cidades; 2– História, Cultura e Identidades e 3– História Cultural das Práticas Educativas. 

 

Público Alvo

Profissionais portadores de diploma de cursos de nível superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação. Os candidatos com o Curso de Graduação em andamento poderão inscrever-se no processo seletivo e, em caso de aprovação, somente poderão matricular-se no Programa de Pós-graduação em História mediante a apresentação de documento que comprove a obtenção do título.

Regime Acadêmico

O regime acadêmico funciona semestralmente, segundo o calendário acadêmico dos períodos letivos do PPGH-UFCG, assim como os horários das aulas, estabelecidos de acordo com as disciplinas ofertadas em cada semestre.

 

Trabalho Final de Conclusão do Curso

O Trabalho Final de Curso do Mestrado Acadêmico deve ser uma Dissertação sempre vinculada à aplicação do “método científico”, no desenvolvimento de uma pesquisa voltada para algum tema da área de História, Cultura e Sociedade. Seguindo as diretrizes do art. 70, descrito na Resolução 05/2020.

Coordenação do Mestrado 

Michelly Pereira de Sousa Cordão
Coordenadora do PPGH/UFCG

michelly.pereira@professor.ufcg.edu.br 


Yaggo Fernando e Rayssa Mota
Secretaria do PPGH/UFCG

E-mail: ppghufcg@gmail.com e ppgh@ufcg.edu.br | Telefone: (83) 2101-1742

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página